Descuido
Abandonada, praça é cuidada por moradores
Comunidade cobra ação da prefeitura para manutenção de área verde no Laranjal
No auge dos seus 70 anos, o Laranjal oferece vários espaços de lazer que não ficam apenas à beira da orla da praia. Basta circular por ruas e avenidas dos balneários e descobrir lindas praças com área verde e de recreação, um convite ao descanso à sombra das árvores. Um desses espaços, no entanto, está abandonado e fica em uma das principais avenidas do balneário Santo Antônio. Quem mora ao redor da Praça dos Eucaliptos diz que já perdeu as contas de quantos pedidos foram feitos à prefeitura para a realização da roçagem.
A praça, na avenida José Maria da Fontoura, já foi palco de muitas “peladas” da gurizada e de adultos. Durante as partidas, familiares aproveitavam o tempo embaixo dos eucaliptos, em deliciosos piqueniques. Atualmente o capinzal impede a circulação e alguns recantos são usados para oferendas, acumulando lixo. Poucos são os bancos de concreto existentes no local e a maioria está danificada.
Por conta própria
Um dos reclamantes é o comerciante Paulo Rogério Wanke. Ele mora na rua Arroio Grande e lamenta ver diariamente o aspecto de abandono. “O pessoal da limpeza só recolhe a galhação no entorno que fica à vista da população que frequenta a praia. É triste de ver.” Para manter a frente da sua casa com um visual um pouco mais bonito, ele contrata um profissional para cortar a grama e assim, cuidar das bromélias que plantou no gramado. “É inadmissível. Eu pago IPTU parcelado e ainda preciso gastar com algo que é de competência da gestão púbica”, desabafa.
Outro morador que não espera pelo serviço público de limpeza é o aposentado Luíz Rogério Loy, 63. Ele mora há seis anos pela rua Livramento e cuida da esquina da praça como se fosse o jardim de casa. Além de aproveitar os troncos de árvores cortadas em função da queda em temporais para servir de bancos, cultiva inúmeras plantas nativas, entre elas butiá, pitanga, araçá e ervas medicinais. Com a ajuda de vizinhos, um pequeno pontilhão foi adquirido para dar acesso ao campinho de futebol que Loy promete colocar novamente em atividade. “Comprei pedaços de traves para aumentar o tamanho e colocar redes. A minha ideia é tirar a gurizada de casa para habitar essa extensa área verde que é pública. A questão é que minha máquina não comporta esse gramado. Precisaria de uma roçadeira”, diz o aposentado.
O que diz a prefeitura
Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, a unidade do Laranjal da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) foi acionada e nas próximas semanas fará a limpeza e manutenção do local, visando a segurança e bem-estar de quem reside ou transita próximo à Praça dos Eucaliptos. A SSUI assegura que manutenções periódicas serão inseridas no cronograma da prefeitura.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário